29 Feb
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     Desde 2016, quando houve uma importante mudança na legislação eleitoral que, entre outras coisas, reduziu o prazo de campanha, o tempo do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral e o tempo disponível diariamente no rádio e na televisão para o HGPE, que a pré-campanha se tornou um fator chave de sucesso nas disputas eleitorais. 

     Ou seja, a maior parte da vitória eleitoral é garantida na pré-campanha e não mais na campanha. Isso acontece porque não é mais possível em 45 dias de campanha eleitoral e pouco mais de 30 dias de propaganda eleitoral se apresentar ao eleitor, apresentar suas propostas, as comparar com seus adversários e demostrar que elas são as melhores e ainda pedir o voto. 

     As campanhas eleitorais precisam começar hoje com o candidato já sendo conhecido e tendo suas propostas já conhecidas. O que fica para esse prazo ínfimo de 45 dias é a comparação com os adversários e o convencimento do eleitor de que as propostas do candidato são melhores que a de seus oponentes. 

     Portanto, quem realmente quer disputar as eleições de 2024 com chances de vitória, já deveria ter começado a sua campanha. Claro, sem dizer que é candidato e sem pedir votos: dois crimes eleitorais comuns. A internet e suas redes sociais são um excelente ambiente. Mas também não se pode esquecer das redes sociais físicas, como os grupos sociais de interesse, amigos, colegas e parentes e entidades representativas pode ser os lócus para se dar o pontapé inicial.

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