Uma das principais dificuldades dos atores políticos, com ou sem mandato eletivo, é medir o desempenho de suas redes sociais online. A resposta a está pergunta vai além do simples número de seguidores. Como apontar vários especialistas, o caminho estratégico para o uso da internet e transformar curtidor em seguidor e esse em eleitor fiel. Portanto, não basta apenas ter um número grande de seguidores em seu perfil.
É preciso saber quem são eles, o que eles gostam de ver em seus perfis, que tipo de recurso multimídia e de conteúdo mais atrai sua atenção e o mobiliza e o que faz conseguir não apenas manter mais seguidores, mas a conquistar novos todos os dias. Assim, é preciso entender quem é sua audiência, do que ela gosta, como se deve fazer para mobilizá-la e como atrair novos seguidores com o mesmo perfil.
Cotam, portanto, para se medir o desempenho das redes sociais online dos atores políticos métricas como: Engajamento, Crescimento em relação aos concorrentes, Reações Sociais (conteúdo e linguagens), Influência (menções), Alcance (total de pessoas que viram uma publicação), Fontes de Tráfego (direto, orgânico, pago), Taxa de rejeição (quantas fecharam a aba após visitaram uma única página), Deixar de seguir (sinal de alerta para o perfil).