Na Roma antiga se afirmava que a mulher de César não deveria apenas ser honestas, mas que também deveriam parecer honesta. Assim, até hoje, na vida pública, essa máxima ainda é muito válida. E qualquer coisa em contrário, arranha muito a imagem pública do ator político. Ou seja, quando a imagem e o discurso não estão dizendo a mesma coisa, a desconfiança se instala com sucesso.
Quando um escândalo como o das jóias recebidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro principe saudita surge, é natural que haja um impacto negativo em sua imagem pública. Isso acontece porque as pessoas tendem a associar esse tipo de comportamento à corrupção, mesmo que ainda não haja provas de que Bolsonaro tenha cometido qualquer ato ilícito.
No entanto, é importante ressaltar que, apesar do impacto negativo inicial, um escândalo como este pode não ter um efeito duradouro na imagem do ex-presidente. Isto é devido ao fato de que as pessoas tendem a esquecer rapidamente os escândalos, especialmente se não houver novos desenvolvimentos.
Portanto, embora o escândalo das jóias recebidas pelo presidente Jair Bolsonaro dos árabes possa ter um impacto negativo inicial em sua imagem pública, é provável que esse impacto seja temporário. Mas é bom lembrar também que a somatória de escândalos sobre um ator político acaba por criar em uma imagem um "marcador semático", que faz que as pessoas o rejeitem apenas por ouvir falar seu nome.
Obs: texto produzido com ajuda de inteligência artificial