18 Feb
18Feb

   A literatura costuma indicar que existem, basicamente, três tipos de candidaturas: 1) o candidato sai para ganhar as eleições em disputa, 2) o candidato sai para cacifar seu nome e aumentar seu capital político e 3) o candidato sai apenas para conseguir divulgar as ideias do seu partido ou grupo político durante a campanha eleitoral. 

     Para cada uma dessas possibilidades, existem as melhores estratégias a serem adotadas. No primeiro caso, o candidato deve ocupar o maior espaço político possível, ainda durante a pré-campanha. Estamos falando se fazer conhecido, divulgar suas ideias e propostas e conseguir prestígio e reputação junto ao seu público-alvo (perfil do eleitor médio daquele pleito). Não se pode esquecer aqui que a internet e as rede sociais são as mídias preferenciais e que o pré-candidato deve tomar cuidado para que as suas ações não sejam caracterizadas como campanha antecipada. 

     No segundo caso, o candidato deve buscar melhorar o melhor possível sua visibilidade e imagem pública. Pode tentar ganhar notoriedade nos temas que compõem sua plataforma eleitoral, mas o foco é muito mais aumentar o recall do que, propriamente, conquistar votos. Aqui é importante também garantir um diálogo possível com os dois candidatos que estão polarizando o pleito, para conseguir negociar uma posição mais confortável e interessante em um segundo turno. 

     Já o candidato que deseja apenas divulgar as ideias de seu partido ou grupo político, deve se preocupar em vender sua visão de mundo e suas propostas política de forma mais palatável possível. Debater o ponto de vista que defende, o comparar com os demais paradigmas e tentar ganhar o maior número de adeptos possível deve ser o objetivo maior.

     Em 2024, por ser uma eleição municipal, é sempre bom lembrar que, independentemente de qual tipo de candidatura é a sua, o foco são os problemas da cidade e região metropolitana. O buraco na rua, a falta de iluminação e de um transporte público de qualidade ou algo semelhante, que atinge o dia a dia da população local, geralmente, é o que mais mobiliza o eleitor neste caso.

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