04 Mar
04Mar

     Em uma recente entrevista dada a uma emissora nacional, um CEO de um importante instituto de pesquisa nacional afirmou que as eleições municipais de 2024 terão como eixos centrais três questões: violência, polarização e reeleição. A expectativa apresentada está baseada em resultados de pesquisa feita em quase todo o Brasil. e serve como ponte de partida para os responsáveis pelo planejamento das milhares de campanhas por todo o país.   

     A violência, já está se tornando uma preocupação até para as cidades de médio porte e a racionalidade do eleitor sempre tende a manter o que está dando certo. A polarização, por fim, tende a se manter, tendo em vista que os dois maiores partidos: PL e PT continuaram a reproduzir a disputa entre seus principais líderes: Bolsonaro e Lula em boa parte do Brasil. 

     Cabe, no entanto, ressaltar que nem sempre os temas nacionais mobilizam os eleitores municipais, mais preocupados com questões bastante pontuais, como a falta de coleta de lixo, iluminação pública e transporte coletivo. Principalmente, para os municípios menores, com menos de 100 mil eleitores. 

     No caso específico de Goiânia, é possível imaginar que reeleição e violência não devam ser temas que cativem os eleitores da capital. A avaliação do atual prefeito de Goiânia não está nada animadora para se acreditar em uma reeleição e a preocupação com a violência diminuiu em decorrência da atuação mais enérgica e, às vezes, excessiva da polícia militar. Portanto, se tivermos que apostar em um dos três indicadores, ficaria com a polarização. Embora, há quem não acredite que ela não é suficiente para levar nenhum candidato ao segundo turno na capital do estado de Goiás.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.