12 Aug
12Aug

     A pergunta é sempre uma incógnita a cada pleito. A resposta, aparentemente, é bem simples: já deveria ter iniciado na pré-campanha e reforçado no dia da convenção partidária, aproveitando a oportunidade de propaganda permitida pela Justiça Eleitoral nas proximidades do local da convenção partidária. 

     Mas para quem perdeu essa oportunidade, a dica é comece por onde está melhor e no local em que espera ser mais bem recebido. A questão agora é saber como localizar essas regiões? São duas as possibilidades, uma mais simples e outra mais complexas. 

     A mais simples e identificar, com base nos dados de 2020, as Zonas Eleitorais em que o candidato foi mais bem votado, caso tenha participado do pleito municipal anterior. Se não participou das eleições municipais de 2020 e apenas das eleições de 2022, é possível localizar a votação que teve por município e também localizar as Zonas Eleitorais e os Bairros. 

     Por fim, se o candidato nunca concorreu a nenhum cargo, a alternativa é apenas a possibilidade mais complexa e cara. Quem nunca foi candidato, tem a possiblidade de usar os mapas eleitorais, atualizados com pesquisas eleitorais, para localizar o seu eleitor na cidade. Isso envolve uma metodologia de pesquisa que possa localizar o respondente das pesquisas. Claro, a pesquisa precisa ser de boa qualidade e ter uma amostra mais robusta. 

     Essa opção também pode ser usado pelos candidatos que participaram dos pleitos anteriores e querem atualizar a localização dos seus eleitores. Aqui, no entanto, a metodologia precisa ser ainda mais sofisticada, com a exigência de medida de potencial de voto. Um tema para outro artigo do blog.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.