As pesquisas são uma das peças mais importantes para o sucesso de uma campanha eleitoral. Juntamente com a propaganda, a assessoria econômica e a tecnologia da informação, elas formam a base do composto de marketing eleitoral no Brasil.
As pesquisas podem ser planejadas em três momentos, para buscar um resultado vitorioso no processo eleitoral: 1) Fase de diagnóstico, onde vai levantar elementos para realizar o planejamento e definir que variáveis serão acompanhadas ao longo da campanha; 2) Planejamento das ações e formulação das estratégias e 3) Monitoramento da campanha: para medir intenções de votos e o impacto das ações da campanha; do discurso e da propaganda.
Atualmente são realizadas quatro modalidades de pesquisa em uma campanha eleitoral marketing orientada: as pesquisas quantitativas, as pesquisas qualitativas, os estudos etnográficos e os estudos da neurociências aplicada.
importante ressaltar que todas essas metodologias e suas etapas de realização precisam estar de acordo com a Lei de Proteção de Dados. Bem como que é preciso saber escolher os institutos de pesquisas que serão contratados, pois da qualidade deste trabalho depende o desempenho eleitoral.